A) Elementos pré-textuais da monografia
Os elementos pré-textuais de um trabalho acadêmico ou de graduação são: capa, folha de rosto, sumário e resumo. Neste tipo de trabalho a inclusão de epígrafe, dedicatória e agradecimentos não é obrigatória.
1. Capa
É obrigatória. Apresenta dados da instituição, do curso, do aluno e de seu orientador.
2. Folha de rosto
É também obrigatória. Repete-se alguns dados contidos na capa, acrescenta-se, entretanto, outras informações.
3. Dedicatória(s)
Não se trata de uma parte obrigatória. Geralmente utilizado para homenagear ou indicar a pessoa a quem dedica seu trabalho.
4. Agradecimento(s)
Também não se trata de uma parte obrigatória. Esse espaço é dedicado às pessoas ou instituições que contribuíram para a confecção do trabalho.
5. Resumo
É obrigatório. Trata-se de um pequeno texto, onde se indicam concisamente os objetivos, o método, os resultados e a conclusão da monografia. O resumo em língua portuguesa vem, obrigatoriamente, seguido de resumo em língua estrangeira, geralmente inglesa. É conhecido como “abstract”.
6. Sumário
Elemento obrigatório.
Faz-se necessário ressaltar que sempre o sumário virá no início da monografia e o índice, se for o caso, no final. Portanto, lembrem-se não existe índice no início do trabalho, somente no final, se for o caso, pois não se trata de um elemento obrigatório.
Constam do sumário todas as divisões internas do trabalho e a indicação das páginas.
B) Elementos textuais da monografia
É o trabalho propriamente dito, é composto pela introdução, desenvolvimento e conclusão.
1. Introdução
Início do texto da monografia, o aluno apresenta seu processo de aproximação com o temática, justifica e demonstra a relevância do tema. Apresenta também a delimitação do objeto de pesquisa, desde a escolha da temática até a definição do tema; os objetivos e outros elementos que julgar importante e pertinente para a melhor compreensão do texto.
2. Desenvolvimento
Parte principal da monografia. Deve conter ordenamente todo o assunto tratado. Pode ser dividido em várioscapítulos, quantos forem necessários para exposição clara, objetiva e inteligível do assunto. Geralmente, é reservado para a discussão metodológica uma seção exclusiva, ou seja o autor do trabalho expõe detalhadamente como conseguiu alcançar os resultados de sua pesquisa e quais foram os autores e conceitos que ele se apoiou para tal feito.
3. Conclusão
Última parte do texto. Aqui são apresentados os resultados da pesquisa em consonância com os objetivos e hipóteses levantadas no início do trabalho. Também é utilizado para expor e enfatizar sua contribuição para análise do tema proposto. Em suma, quais foram os “achados” do trabalho para melhor discussão do tema proposto?
Leia mais sobre as páginas textuais da monografia
C)Elementos pós-textuais da monografia
São considerados elementos pós textuais as referências bibliográficas, a bibliografia e os apêndices e anexos da monografia.
Referências
Elemento obrigatório e fundamental. Nesse item são apresentados todas as obras consultadas e citadas no texto, de modo, que seja permitido a qualquer leitor encontrar a citação na obra pertinente. É importante ressaltar a diferença entre referências bibliográficas e bibliografia. A primeira inclui todas as obras citadas no texto de forma direta e indireta, enquanto a segunda lista os autores consultados, lidos e fichados para o desenvolvimento do trabalho, cujas idéias não foram citadas, nem direta, nem indiretamente, no texto.
As referências são organizadas em ordem alfabética. A forma de apresentação a ser utilizada é regulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais especificamente pela NBR 6.023/2000.
Além de alguns aspectos gráficos específicos, a apresentação de obras escritas considera três aspectos importantes: autor, título da obra e imprenta (local:editora e data).
As obras são apresentadas por ordem alfabética das palavras de entrada (em caixa alta) normalmente os nomes de autores, pessoas físicas ou jurídicas. Deve ser utilizado o grifo (negrito, itálico ou sublinha) no título da obra.